Moda e Estilo

Animal Print: Há quem ame, há quem odeie.

Não é todo mundo, definitivamente, que gosta de usar estampas.

E também, não é todo mundo que sabe fazer boas composições. Se bem que, na moda, quase tudo acaba sendo permitido.

Anúncios
Animal Print Zebra
Animal Print Zebra

Luxo & Poder das estampas Animal Print

Muito antes de ser um item do guarda-roupas de muitas pessoas, a história do ser humano com as estampas de bichos vem de muito tempo atrás. As peles de animais eram usadas por deusas e princesas do Egito e em muitas culturas africanas, eram oferecidas a reis e rainhas como artigo raro, de luxo.

animal-print-onca
animal-print-onca

A onça, por exemplo, é uma estampa que transmite poder.

Linha do Tempo

No cinema, na década de 30, ainda se usavam peças feitas de pele de animais. A partir da década de 40, no final de 1947, o precursor em desfilar peças produzidas com tecidos que imitavam animais, foi Christian Dior. Ele foi o primeiro estilista a não usar peles de animais em um desfile de modas.

Animal Print Cinema
Animal Print Cinema

O animal print começou a ser usado e desejado por mulheres que queriam ousar em roupas curtas, lingeries, espartilhos e transmitir sensualidade, já que até então eram totalmente reprimidas, pelo tanto que as estampas eram consideradas “vulgar”.

Democratização da Moda

Anúncios

A partir de 1950 o mercado já dava várias opções de tecidos com padronagens de animais, mas mesmo assim, a procura por peças em pele de animais de verdade era muito grande, por proporcionar status, luxo e poder .

As estampas explodiram em 1960, mesmo com a proibição do uso de peles de animais.

Animal Print Girafa
Animal Print Girafa

O papel do punk através do Glam Rock usou e abusou do animal print como forma de subversão e rebeldia. Nesse sentido, surgiram todos os tipos de materiais e os figurinos se popularizaram, passando a percepção de “menor valor” e vulgaridade.

De qualquer modo, o animal print se consagrou como algo pop e que traz poder.

O entra e sai das tendências não anula, nem diminui o poder que a estampa tem.

Dentre as mais conhecidas estão: onça, leopardo, zebra, girafa e cobra pyton.

Qualquer estampa de bicho pode ser encontrada tanto nas versões coloridas, quanto em preto e branco.

Dá uma passada no meu insta

Há quem use um look inteiro de bicho. Há quem se arrisque em usar apenas acessórios, aliás, os acessórios são ótimos para quem quer estar inserido na moda, sem estar caracterizado da cabeça aos pés.

Ao contrário do que se pode pensar, as estampas podem transformar um look, deixar você bem vestido/a e passar diversas mensagens.

Você pode transmitir elegância e ousadia. Seu look pode ficar divertido, casual, clássico. Tudo depende de como combinar, de qual modelagem fica com seu estilo e personalidade.

Anúncios

Isabel Rocha

Profissional da área da Moda, Comunicação e Varejo. Consultora de Visual Merchandising (VM). Formada em Relações Públicas e pós graduada em Moda e Marketing Estratégico. Meu mundo gira em torno das marcas. Atuo no varejo aplicando técnicas de VM, gerando Encantamento e Resultados através da exposição do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *