Moda e Estilo

Como a Moda influencia nossas vidas?

A Moda é uma forma de expressão que aparece através da nossa vestimenta. É um conjunto de manifestos que moldam nosso ser. Nossos pensamentos norteiam nosso comportamento, que acabam traduzindo o nosso jeito de vestir e se portar.

Muitas vezes nem sabemos ou entendemos que estamos dentro de um sistema que dita, mesmo que de forma subliminar o que devemos vestir e como devemos nos comportar, pois a moda está em todos os lugares.

Anúncios

A Moda é definida como um fenômeno sociocultural que traduz a expressão dos povos através de mudanças periódicas, ligadas aos costumes, à arte e à economia de uma época. A Moda retrata o passado, mas também é constantemente pautada por transformações que sempre levam em consideração o comportamento e mudanças pelo mundo afora.

BUSTO DE COSTURA
Fonte: Canva Pro

A história da Moda

Por um lado, a moda retrata o estilo de vida, linguagem verbal e a cultura de um povo. Consequentemente se tornou uma das maiores formas de expressão e identidade. Cada traje carrega consigo as histórias de gerações e dos momentos vividos ao longo da história. Portanto, a Moda representa algo além de apenas roupas. 

Por outro lado, muitas pessoas confundem moda com o mero ato de se vestir. Em síntese, a vestimenta foi uma necessidade básica por volta de 600 mil anos a.C. com o surgimento da roupa. De acordo com antropólogos, o surgimento da roupa está diretamente ligado à necessidade do ser humano de esconder a nudez e também, se proteger do frio, chuva ou calor.

Foi nesta época que a pele de animais começou a ser usada para confeccionar as roupas, que, com o passar do tempo, foram sendo aperfeiçoadas. Por exemplo, o surgimento da tecelagem na Mesopotâmia, onde as roupas eram usadas enroladas ao corpo, sendo possível tingir o tecido de diferentes cores. Já no Egito, as roupas serviam para definir a identidade e o poder, além de diferenciar cada grupo social.

Anúncios

A partir da Idade Média as roupas começaram a ser diferenciadas de acordo com a classe social. Inclusive, houveram leis que restringiam certos tecidos e cores apenas para nobres. Dessa forma, a burguesia que era rica, começou a imitar o estilo de vestir dos nobres, o que acabou aumentando o trabalho dos costureiros, que tinham que produzir diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.

Foi a partir da Revolução Industrial e com a invenção das máquinas de costura em 1850 que as pessoas mais humildes puderam comprar roupas melhores, pois o custo dos tecidos diminuiu bastante. Mesmo com a modernização, as mulheres continuavam usando roupas sob medida, o que fez com que a alta costura surgisse, ditando tendências ao longo da história da moda.

Personagens marcantes da Moda

Uma das figuras importantes da Moda foi o rei Luís XIV, conhecido pelo seu estilo de roupa bastante extravagante. Seu objetivo era ressaltar o seu poder e autoridade através de seus trajes. Também era chamado de “Rei Sol”.

Charles Frederick Worth é considerado o primeiro grande criador de moda e foi responsável por abrir o primeiro ateliê de alta-costura em Paris, em 1858. Durante a Belle Époque, a silhueta dos modelos de Charles fez o maior sucesso, sendo destaque. Em suma, o estilo que sobressaiu no período foi o de corpo ampulheta com volume nos ombros e quadris, e a cintura fina.

Maior nome da moda no século 20, a francesa Coco Chanel mudou o guarda-roupa feminino, revolucionou paradigmas e continua ditando moda. Durante a sua vida, Coco Chanel foi uma mulher à frente de seu tempo, revolucionando a moda, mas também a cultura.

Como a Moda influencia nossas vidas?
* Paul Morand, The Allure of Chanel © 1976, Hermann, www.editions-hermann.fr© Man Ray Trust / ADAGP Paris 2016

Foi Chanel, aliás, que cortou o comprimento do vestido, aboliu o espartilho a favor de conforto e praticidade e criou uma série de tendências que usamos até hoje.

Hoje, mais do que nunca, a moda está em tudo. Nos inspiramos, mesmo que involuntariamente, em pessoas famosas, em alguém mais descolado do nosso círculo de amigos, em alguém do trabalho, em personagens de filmes, novelas, seriados.

Mas o quê, de fato nos faz seguir ou não alguma tendência de moda?

Há aquelas pessoas que seguem à risca tudo o que veem e existem aquelas pessoas que constroem seu próprio estilo, de acordo com o que julgam que tem a ver com sua personalidade e seu gosto pessoal. E, claro, há aquelas pessoas que não se importam com nada disso e simplesmente seguem suas vidas sem seguir tendência nenhuma.

Seguimos determinadas tendências e estilos por vários motivos: pela busca de aceitação, de estar inserido em determinados grupos, pela admiração por alguém que conhecemos e nos serve de inspiração, pela busca de um estilo ideal.

Eu gosto de analisar vários estilos e fazer algumas misturas. Apostar que algumas coisas podem sim ficarem boas juntas, mesmo que esteja misturando épocas, tecidos, tendências, modelagens. E pra mim a moda é isso: ela mostra o caminho e cada um deve absorver aquilo que melhor se encaixe ao seu jeito de viver e ver a vida.

E nessa busca “desconstruída” de achar um estilo próprio, muitas pessoas acabam servindo também de inspiração.

Twiggy, "Rosto de 1966"
Foto: Barry Lategan

“Não há necessidade de se vestir como todo mundo. É muito mais divertido criar seu próprio visual.” – Twiggy

Anúncios

Isabel Rocha

Profissional da área da Moda, Comunicação e Varejo. Consultora de Visual Merchandising (VM). Formada em Relações Públicas e pós graduada em Moda e Marketing Estratégico. Meu mundo gira em torno das marcas. Atuo no varejo aplicando técnicas de VM, gerando Encantamento e Resultados através da exposição do produto.

9 comentários sobre “Como a Moda influencia nossas vidas?

  • Prefiro ser essa metamorfose ambulante… Belo texto, parabéns

    Resposta
  • Parabéns Bel!! Muito bom conhecer um pouco mais sobre esse tema, que é muito amplo e que faz parte da história e da cultura em todas as sociedades. Sucesso pra vc sempre. Beijos

    Resposta
  • Adorei conhecer um pouco sobre a história da moda e, principalmente, tua opinião sobre o que é moda. Na contemporaneidade, mesmo sem nos darmos conta, acabamos cedendo a impulsos, por conta da globalização e do apelo ao consumo, nos esquecendo que existem muitas realidades, culturas, múltiplos sentidos e significados. Gosto de pensar em moda democrática, que devolva um pouquinho da personalidade de cada um. És maravilhosa, Bel. Teu trabalho é um primor! Parabéns!!! Sucesso sempre!

    Resposta
  • Suelen Lemos dos Santos Teixeira

    Parabéns Bel! Excelente matéria.
    Super interessante.

    Resposta
  • Excelente matéria. Conheço há anos o teu trabalho, e esse olhar para a personalidade do cliente e como encaixar peças chave nos looks, é um dos teus inúmeros pontos fortes. Além é claro, da moda com consciência.

    Resposta
  • Perfeito!!!
    Amei e super necessário. Parabéns você vai longe 👏🏻👏🏻👏🏻

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *