Acessórios, sim ou não?
Você é do tipo que gosta de usar acessórios no seu look? Se sim, faz mais o seu estilo peças discretas ou chamativas? Em qual categoria você pensa primeiro? Brinco, colar, cinto, bolsa, calçado?
A origem dos acessórios
O uso de adornos para o corpo data desde a pré-história. Registros indicam que eram usados como misticismo, como amuletos pessoais. Eram fabricados a partir de pedras, ossos, sementes e dentes de animais. Tribos indígenas há 4 mil anos atrás foram as pioneiras na exploração do ouro, numa região onde hoje é situada a Colômbia. Eles acreditavam que o ouro os aproximava do Deus do sol, pelo seu misticismo e semelhança com o sol.
Os egípcios, até onde se sabe, foram os primeiros a utilizar vidro na criação de joias. Eles acreditavam que elas os protegiam do mal, garantiam sua saúde e davam sorte. A criação das peças se dava de forma extremamente rígida, pois para eles os acessórios eram símbolo de poder, status e religião. Dependendo do modelo e do material utilizado, para eles, os acessórios estavam ligados a poderes sobrenaturais e divindades.
A África também tem sua participação na criação de acessórios, principalmente de peças volumosas e de cores vibrantes. O colar de contas de vidro é uma das peças mais famosas entre o povo africano e faz parte da cultura deles dar de presente para a noiva no dia do seu casamento.
Gregos utilizavam bastante ouro em suas produções, além de deixar gravuras mitológicas em brincos, braceletes e colares. Em Roma, o ouro era usado para financiar as guerras, portanto, o povo romano utilizava materiais menos nobres para confecção de suas joias.
Na idade média as joias eram utilizadas como divisão de classes. As mais comuns eram crucifixos, coroas e relicários. A burguesia utilizava anéis com monogramas para autenticar documentos. O uso desse tipo de complemento para o look é bastante explorado pelo mundo da moda, pois independente da estação e das tendências, atualmente existe todo tipo de acessório e para todos os gostos.
Brincos, anéis, pulseiras, colar, lenços, boinas, bolsas, presilhas de cabelo, cintos… É infinito! O melhor de tudo é que os acessórios são ótimos, porque podem mudar completamente um look dependendo da combinação que você fizer.
Você pode fazer combinações contrastantes (exemplo: look total preto e acessório super colorido). Ou, combinar a cor do acessório com a cor da roupa. Tudo na mesma cor, ou escolher a cor do acessório a partir da estampa que estiver usando.
São muitas as opções. Eu gosto de explorar todas as possibilidades, desde as mais simples, até as mais arrojadas. E o tipo de acessório que fizer mais o nosso estilo, acaba se tornando nossa “assinatura”, algo que faz com que as pessoas lembrem da gente facilmente.
Pingback: Principais Destinos Turísticos No Brasil: Belezas Naturais E Culturais
Os acessórios fazem parte do nosso dia a dia.
Este artigo é muito interessante e desperta a curiosidade e interesse em ir em busca de novos acessório.