Moda e Estilo

Estilo pessoal, você sabe qual o seu?

Estilo pessoal todo mundo tem, mesmo que não estejamos enquadrados em nenhum grupo específico. Estilo é algo que vamos moldando durante a nossa vida. Criamos um jeito de vestir de acordo com as influências do meio em que vivemos e conforme o que vamos consumindo.

A gente consome informação o tempo todo, em todo lugar. Basta olhar para o lado, nas ruas, na televisão, no celular, no computador. Prestar atenção nas conversas que temos. Sempre vamos consumir coisas e mesmo que a gente não perceba, isso acaba influenciando nosso jeito de ver o mundo, de ver a vida, e de ver a nós mesmos.

Anúncios
Estilo pessoal, você sabe qual o seu?

Estilo pessoal. Foto de Jeremy Moeller Getty

Já havia escrito anteriormente que o vestir é uma forma de nos comunicarmos com o mundo e de nos expressarmos. Leia meu artigo anterior

Estilo pessoal, você sabe qual o seu?

Olha Isso/Reprodução

Os 7 tipos de Estilo Pessoal

Existem 7 estilos universais que usamos dentro da Moda. Quem caracterizou estes estilos foram Alyce Parsons e Mimi Dorsey, nas décadas de 1980 e 1990. Elas são consideradas as precursoras em consultoria de imagem pessoal.

Anúncios

Os estilos foram criados para orientar as consultorias de imagem de acordo com as preferências e personalidades de cada pessoa.

Mas afinal, quais são estes estilos?

Para facilitar o entendimento, os 7 estilos foram separados em 2 categorias diferentes:

Na categoria “base” se enquadram os estilos tradicional, elegante ou esportivo, que são aqueles estilos que nos acompanham durante a vida e que é a forma como as pessoas nos veem. Na categoria “secundários” se enquadram os estilos criativo, dramático, sexy e romântico, que são os estilos que variam conforme nosso momento pessoal e fases da vida.

Tradicional:

Também conhecido como estilo Clássico, caracteriza-se pela escolha de peças mais atemporais, discretas e com qualidade. O foco está nas cores neutras como cinza, azul marinho, preto, off white, bege e verde escuro.

Estampas também compõem este estilo, mas são mais tradicionais e neutras, como risca de giz ou xadrez clássico, deixando prevalecer as peças de alfaiataria, discretas e com ótimo caimento.

Pessoas mais conservadoras são as adeptas deste estilo, que passa a mensagem de formalidade.

Peças chave: blazer, scarpins de bico fino ou mocassim discreto.

Elegante:

A palavra é sofisticação, mas com uma pegada de moda. São pessoas antenadas nas tendências e apostam um pouco mais em cores e estampas.

Peças duráveis e com caimento perfeito, como camisas de seda, calças de alfaiataria ou blazer de corte reto. Calça jeans também pode, desde que tenha o melhor tipo de tecido.

Peças chave: sapatos de couro e tweed, mules ou botas de bico fino, acessórios chiques.

Esportivo:

É o misto de andar bem vestida com praticidade e conforto, causando um ar mais despojado. Cores neutras que remetem a tecidos mais naturais como linho, por exemplo, são as escolhas desse estilo.

O estilo esportivo também é conhecido como casual e tem mais a ver com liberdade, do que com os esportes.

Peças chave: jeans, camisetas, modelagens básicas em malha ou moletom, tênis.

Estilo pessoal, você sabe qual o seu?

Imagem Reprodução Internet

Criativo:

É o jeito de vestir das pessoas que gostam e querem ser diferentes de tudo. Ousadia, rebeldia, liberdade e a mistura de todos os outros estilos.

O visual criativo é caraterizado pela mistura de texturas, cores e estampas, resultando em um look alegre e cheio de personalidade.

Peças chave: sempre terá espaço para peças de tendência, acessórios coloridos e sapatos diferentes.

Dramático urbano:

É o estilo mais ousado, forte, cheio de personalidade e moderno. Looks desconstruídos, fazendo um contraponto com o estilo romântico.

Peças chave: jaquetas de couro, cropped, jeans soltinhos, coturnos e mocassins.

Sexy:

Sensual e poderosa. É para mulheres que gostam de valorizar o corpo através de roupas justas. Não necessariamente usam decotes. O animal print está entre as estampas preferidas da mulher sexy.

Peças de cores vibrantes e fortes, assim como a escolha por look all black ou total white.

Peças chave: saltos finos, botas over the knee e sandálias com tiras finas são opções que complementam o visual provocante de vestidos curtos, peças de couro ou calças skinny.

Romântico:

Caracterizado pela delicadeza e feminilidade, peças fluidas e silhueta marcada.

Tons pastéis, estampas florais, vestidos, peças com rendas, laços, bordados e babados ajudam a identificar facilmente uma mulher romântica.

Peças chave: saias amplas, babados e vestidos fluidos.

Você que chegou até aqui, já conseguiu identificar qual o seu estilo?

Deixe aqui nos comentários!

Anúncios

Isabel Rocha

Profissional da área da Moda, Comunicação e Varejo. Consultora de Visual Merchandising (VM). Formada em Relações Públicas e pós graduada em Moda e Marketing Estratégico. Meu mundo gira em torno das marcas. Atuo no varejo aplicando técnicas de VM, gerando Encantamento e Resultados através da exposição do produto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *